• renovação
  • inspiração
  • acabamentos
  • revestimentos
  • design
  • proteção
  • acessórios
  • inovação
  • qualidade
  • tecnologia
  • cores
  • estilos
  • pisos
  • tintas
  • decoração
Carregado

Como fazer um orçamento

Post Image
Entenda como entregar um bom orçamento, considerando diferentes etapas e tendo uma boa comunicação com o cliente

Um trabalho de pintura de qualidade requer atenção aos detalhes e é muito importante que o pintor demonstre organização para gerar confiança no cliente. Ou seja, entregar um orçamento organizado e coerente pode ser o seu grande diferencial no momento de escolha do cliente.

Outro fator de extrema importância é demonstrar conhecimento sobre cada etapa do trabalho, tirando dúvidas do cliente e oferecendo sua atenção durante todo processo, desde o primeiro contato até o fechamento do projeto.

É importante lembrar que você está falando do dinheiro do cliente, então ele precisa sentir confiança tanto em você quanto no orçamento apresentado. Por isso, preparamos essas dicas para ajudá-lo na estruturação de uma proposta viável e real.

1. Foque em uma comunicação eficaz

Quando for conversar com o cliente sobre o projeto dele, busque extrair o máximo de informações que ele possa te oferecer. Entenda as expectativas que ele tem e as necessidades que precisam ser atendidas.

Nessa etapa, você também deve se mostrar aberto a perguntas. Confirme se ele tem dúvidas e mostre-se aberto a conversar.

2. Visite o local antes de passar o orçamento – filme o local!

Nunca envie um orçamento sem antes visitar o local. As impressões corretas dependem de uma vistoria detalhada, com avaliações minuciosas de possíveis pontos de infiltração, paredes descascadas ou até mesmo de texturas que serão cobertas.

Uma dica valiosa para essa etapa é filmar o local. Peça autorização ao cliente e explique o quanto isso é importante para você não deixar passar nada na hora de montar o orçamento. Você pode, inclusive, gravar o vídeo com algumas falas suas indicando pontos que precisarão de mais atenção ou algum pedido específico do cliente.

Às vezes, ao assistir o vídeo você identifica algo que não havia percebido, no local.

3. Não passe orçamento no momento da visita

Não é nesse momento que você vai passar o preço, ainda que o cliente possa te pressionar. Será necessário avaliar com tranquilidade as condições do local, materiais necessários e tempo que vai levar para realizar o trabalho.

No orçamento você deverá descrever os produtos que utilizará para cada etapa do trabalho, trazendo clareza para a definição de valores.

4. Monte o orçamento considerando todos os seus custos e materiais necessários

Com o vídeo em mãos, é hora de olhar atentamente o que será necessário para a empreitada, tanto no que diz respeito a materiais quanto ao tempo de trabalho. Entenda quanto você deseja ganhar por hora trabalhada, se precisará de ajudantes e todos os custos que terá com pessoal.

Para o orçamento dos materiais de pintura, conte com a equipe Palone Tintas para ajudar você na definição dos produtos necessários e quantidades. Temos uma equipe especializada para atender você e tirar todas as suas dúvidas, para que depois você tenha em mãos as informações necessárias para se reunir com o cliente.

5. Planeje-se e entregue um orçamento claro e executável

Depois de todas as etapas anteriores e definição de materiais, é hora do planejamento dos serviços. Entregue um cronograma real e executável dentro do prazo e de acordo com tudo que foi combinado com o cliente, inclusive, considerando imprevistos que poderão acontecer.

Esse é um momento de bastante interação, quando o cliente vai avaliar junto com você os produtos selecionados, as tintas escolhidas, preços etc. Se mostre aberto ao diálogo tirando todas as dúvidas e oferecendo suporte na apreciação do orçamento.

Quanto mais transparente você for com o cliente, mais chances de construir uma relação tranquila com ele, e consequentemente, tê-lo como um parceiro que poderá indicar seu trabalho, por considerar que você é profissional confiável.

6. Tenha um portfólio

Mostre fotos e vídeos de outros trabalhos que já realizou. Se possível, monte uma apresentação com esse material e envie ao cliente. Ter acesso aos projetos anteriores que você realizou gera credibilidade.

Por fim, é importante reforçar algo que provavelmente você já faz, mas não queremos deixar passar batido nesse artigo. Dedique-se ao cálculo correto da área para evitar compras desnecessárias ou que falte produto durante a execução do trabalho.

Uma boa dica é sempre calcular em m² para facilitar a precisão.

Conte sempre com a Palone Tintas para oferecer o que há de melhor ao seu cliente.
Post anterior
Como ajudar o cliente a escolher as cores das paredes
Próximo post
Não há posts