Uma luz para o seu ambiente - Luminotécnica

Ao escolher o tipo de iluminação, deve ser levado em consideração todas as cores, detalhes e o que mais deseja evidenciar no ambiente. Pode ser que uma luz geral resolva seu projeto, mas para quem algo mais elaborado, diferentes pontos de luz podem ser a solução.

Um bom jogo de luz é capaz de criar qualquer efeito: lustres e abajures tem alto poder decorativo quando colocados como importantes componentes estéticos. Para um final equilibrado, o décor e a iluminação precisam andar juntos para dar a sua personalidade ao ambiente.

Tipos de luz

Luz difusa

Ao mesmo tempo decorativa e funcional, a lâmpada difusa é a mais versátil de todas. São lâmpadas que enfeitam, mas não deixam a desejar no fluxo luminoso. Quando em contato com um difusor. A ideia não é tornar o ambiente intimista, mas sim iluminar com uniformidade e intensidade sem perder a riqueza em detalhes.

Luz direta

Incidindo diretamente sobre uma superfície, ela gera destaque em peças decorativas como quadros e esculturas, ou até mesmo na mesa de trabalho por auxiliar na concentração. Como cria sombras duras e marcadas, deve ser utilizada com bom senso para não se tornar cansativa.

Luz indireta

A proposta da luz indireta é iluminar uniformemente, o lugar pretendido. Nesse caso a lâmpada deve estar direcionada a superfícies que reflitam o fluxo luminoso e se espalhem no ambiente. Esse tipo de iluminação propõe um espaço mais intimista e visualmente confortável.

 

A iluminação é só uma entre tantas “armas”, mas é preciso pensar na decoração ao todo, que virá à tona ao acender a luz.

Vem aí, mais dicas da Palone.

 

Temperatura de cor

Não adianta nada caprichar na roupa de cama, nas almofadas e nos acessórios quentes se a iluminação for dura. Só são beneficiados pela luz fria os ambientes com proposta de trabalho e maior necessidade de concentração, como cozinha, lavanderia, banheiro e escritório.

Em cômodos como quartos e sala de estar, o ideal são as lâmpadas de luminosidade amarelada e quente, que ajudam a criar um ambiente mais tranquilo. Isso ainda pode ser combinado com rasgos de luz ou luminárias, dependendo dos elementos presentes no ambiente.

Harmonia

Para chegar em um visual equilibrado e convidativo, utilize uma combinação de tipos diferentes de iluminação.

Inclua pontos de luz indireta com a ajuda de alguns abajures dispostos sobre as mesas laterais, buffets e criados-mudos. Luminárias de mesa ou de piso são um charme a mais.

Detalhes bem iluminados

Tem coleção exposta na estante? A iluminação evidencia tudo aquilo que você considera especial no seu espaço: fitas de led ou lâmpadas dicroicas na parte interna do móvel fornecem iluminação de forma mais pontual.

 

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: Pinterest

Referência: NEW LINE - luz difusa

Referência: NEW LINE - luz direta

Referência: NEW LINE - luz indireta