Papel de parede: elegância e praticidade

Longe da grande obra, podemos até brincar dizendo que combina direitinho com o “jeitinho brasileiro”: o papel de parede é a solução mais rápida e prática para quem quer mudar um ambiente. Com ampla variedade em texturas, estampas e materiais, são sinônimos de modernidade e sofisticação.

Diversos modelos para agradar todos os gostos: procurando um pouquinho, você pode até ir além do que imagina para o seu ambiente, deixando de lado até seu “estilo preferido”. Imaginar, combinar e criar será um prazer. Visitamos o decorado do edifício Ilhas do Mediterrâneo em Itu, para conversar com a decoradora e paisagista Talita Barros.

“A decoração depende muito do gosto do cliente, por exemplo: no quarto que teoricamente seria de uma menina, eu quis fazer algo mais colorido, por isso escolhi usar esse papel de parede com o fundo mais claro. Peguei algumas cores do papel e destaquei em outros pontos do quarto. Puxei o verde da parede na escrivaninha e no criado mudo.” - Disse.

Para todos os cantos da casa, muitas cores e estampas se adaptam muito bem em qualquer parede. Mas para não errar na escolha, leve em consideração as características do cômodo, do papel a ser utilizado e em quantas paredes você utilizará.

“Tem gente que gosta de fazer o quarto todo com papel de parede, outras preferem só uma parede. Isso também depende muito do profissional, usando ainda esse exemplo, eu não coloquei esse papel no quarto inteiro, senão viraria um carnaval,” brincou. "Então eu intercalei com tinta, um pouco mais escura, para destacar ainda mais o papel”, explica.

A vantagem de não fazer sujeira é o grande xeque do produto: alguns tipos de papéis precisarão de mais carinho, do contrário, com o auxílio da espátula, é feita a instalação de forma simples e rápida. Fácil né? Sem maiores segredos. A limpeza dele varia entre seus modelos: enquanto alguns podem ser limpos com esponja úmida, outros necessitam somente da ajuda de um pano seco e limpo.

“No outro quarto (do casal), eu usei o adamascado que tem um pouco de auto-relevo. Então, ele não é um papel de parede que vai “enjoar”, tem cores claras que pegam paletas de uma cor só. Esses, podem ser usados também em hall de entrada, área de circulação, entre outros. ”, finalizou.

O papel de parede é aconchego. É o algo mais que colocamos na decoração da casa ou dentro de qualquer outro ambiente. Seja liso, texturizado ou estampado, construa o ambiente que seja a sua cara e alegria!

Entrevistada decoradora :Talita Barros

Foto: Conta pessoal Instagram - Talita Barros

Foto: Conta pessoal Instagram - Talita Barros

Shutterstock

Shutterstock