A natureza no ambiente - Urban Jungle

O futuro prevê espaços minúsculos, superfuncionais e minimalistas, mas, com design apurado. Ainda que sempre tenhamos um pé atrás com o “verde”, as plantas são realidade num novo conceito: o Urban Jungle.

Um grande fenômeno que acontece nos dias atuais, quase passa despercebido aos nossos olhos: grandes jardins que são sinônimos de beleza e luxo, devido à falta de espaço, estão literalmente subindo pelas paredes. Além de mudarem completamente o ambiente, as plantas também podem interferir nas sensações que o cômodo passa e até contribuir para o relaxamento.

Se você está dando uma nova cara ao ambiente e gostaria de ter a sensação de estar com um pezinho na natureza, separamos algumas para você adotar o estilo, sem exagerar na decoração. Confira!

Plantas por toda parte

Não estamos falando de apenas de um vasinho de plantas na mesa de centro. A proposta é posicioná-las em locais inusitados: sala ou quartos, você é quem cria. Penduradas pelas paredes, posicionadas no chão, entre livros nas prateleiras ou entre os móveis, onde você tiver vontade, dá pra dar vida ao ambiente.

Em banheiros, a coisa fica mais divertida ainda. As plantas estão em alta no banheiro e, além de atuar na decoração, algumas espécies ainda fazem bem para a saúde – ráfia, samambaia, hera inglesa e até eucalipto -  ajudando no combate à problemas respiratórios, resfriados e estresse.

Atenção ao escolher as plantas

Mesmo que as janelas sejam amplas, há espécies que podem não suportar a ausência do Sol. Também temos que considerar o fato de que, às vezes, esquecemos de dedicar um carinho a elas.

Existem plantas adequadas para todos os tipos de ambientes, você só precisa encontrar a certa para o seu ambiente/situação. Cróton, Orquídea, Palmeira-Ieque, Samambaia, Suculentas, Iuca, Árvore-da-felicidade, Zamioculca, Lança- de-São-Jorge e outras tantas espécies podem viver bem dentro de casa.

Aposte em revestimentos naturais

Não é só trazer a natureza para dentro. Nos cômodos em que a “Urban Jungle” está presente, é uma boa ideia usar e abusar de elementos naturais. Móveis e piso laminado/vinílico que remeta madeira são de grande ajuda para confirmar o estilo “selvagem” do ambiente.

Cores e papéis de parede

Revestimentos com motivos tropicais – folhagens, flores, animais e até frutas – e tons quentes como laranja, marrom, azul, verde escuro e tantas outras, podem fazer um bom trabalho nesse tipo de decoração (sempre com muito cuidado para não misturar coisas e deixar o ambiente pesado).

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock